CAEP Favo de Mel

Um pouco de sua história pela professora Cássia de Oliveira Mota

A professora contou que entrou na então Escola Especial Favo de Mel, atualmente denominada CAEP Favo de Mel, no ano de 1998. Nesta época, a transição com a escola anterior Mário Altenfeder, que pertencia à estrutura da extinta FUNABEM já havia sido totalmente implementada.

Nos anos iniciais, a Favo de Mel não era uma escola especial profissionalizante. A escola atendia alunos especiais, cuja faixa etária compreendia desde estudantes de seis anos de idade até a fase adulta.

A sua transição para uma escola de ensino profissionalizante

A professora recordou os tempos em que havia ônibus interno que percorria todas as unidades educacionais do Complexo de Quintino. E que, ela e outros professores levavam os alunos para atividades interdisciplinares de artes na unidade “Arte e Vida” e como ela ficava feliz em ver os alunos da Favo de Mel interagindo com os alunos de outras escolas do complexo, como a Escola Estadual de Ensino Fundamental República. Lembramos aqui que o campus compreende um território equivalente ao bairro de Copacabana.

Seguindo seu relato, um ponto de destaque foi a transição para uma escola de ensino profissionalizante. A professora cita que a diretora Maria Cristina Lacerda (1998 a 2004) sempre foi enfática ao dizer que esse deveria ser o caminho da escola. A docente pontuou que essa transformação se deu paulatinamente, tendo se iniciado em 2008 e se concretizado em 2020, e que seguiu a demandas da própria Rede FAETEC.

Embora, a entrevistada não tenha citado especificamente, essa transformação não se deu sem conflitos. Ela relata que muitos pais retiraram seus alunos da escola. No entanto, a escola já vinha perdendo alunos desde 2016, ano que marcou o início da crise do estado do Rio de Janeiro.

Premiações conquistadas

Outro ponto de destaque da entrevista da professora foram as premiações conquistadas pela escola. A professora destacou a direção da professora Maria Cristina Lacerda, quando a escola recebeu várias premiações. A docente contou, com orgulho, que a Favo de Mel já recebeu vários prêmios de Qualidade Educacional, entre eles, a certificação ISO 9002, selo de padrão internacional. Ela ressaltou que docentes e comunidade escolar se envolveram para a obtenção da certificação ISO, pois demandava dos docentes uma atenção muito grande em relação a documentar todas as atividades promovidas, bem como outras exigências. É importante ressaltar que desde os anos de 2010 ou 2012, a FAVO de MEL, deixou de concorrer a certificação ISO, devido à falta de verba necessária para participar.